segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os bondes

Encontrei este post e resolvi copiá-lo quase integralmente, traz boas imagens e informações preciosas.

Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico
Largo do Machado


A 18 de novembro de 1862 é fundada pelo Barão de Mauá a Companhia de Caminho de Carris de Ferro do Jardim Botânico para ligar o Centro do Rio até esse então distante lugar.
(...)

Em 9 de outubro de 1868 D.Pedro II inaugura o segundo sistema de bondes da capital do Império: 3 km de linha (de bitola de 1435mm) ligam a Rua do Ouvidor, no Centro, ao Largo do Machado; e seis semanas depois a linha já chega a Botafogo.
(...)
E, no primeiro dia de 1871, os bondes atingem finalmente o Jardim Botânico.

Em 1879, ano da invenção do telefone, esse equipamento é instalado em todas as estações de bondes da Botanical Garden, interligando-as.

(...)
É construída uma Usina Termoelétrica no Depôt da rua 2 de dezembro,
- à porta da qual se reúnem-se os elegantes da época, entre os quais Ruy Barbosa, o qual, rendido às maravilhas do novo meio de transporte, afirma, referindo-se ao bonde: «- Se não existisse era preciso inventá-lo!»... - são encomendados (novamente) à John Stephenson Company três carros (desta vez) motores, e são eletrificados 3 km de linha entre o Largo da Carioca e o Largo do Machado - sensivelmente a mesma linha e o mesmo traçado usado na inauguração dos bondes há um quarto de século atrás.

Os primeiros testes têm lugar a 12 de agosto de 1892; e às 13h de 8 de outubro dá-se a solene inauguração do sistema de bondes elétricos da Jardim Botânico - o primeiro do país e da América Latina.

Fotos do Depôt da Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico, no Largo do Machado.

Largo do Machado, início do século

Reprodução de um postal do início do século, vendo-se ao centro o portão de saída dos bondes.

Largo do Machado, 1908

Postal datado de 1908, mas cuja fotografia terá sido tirada um ou dois anos antes.
(Postais da coleção de Allen Morrison)

Casa das Machinas, 1907


As construções da C.F.C.J.B. voltadas para o Lgº do Machado foram todas demolidas nos anos 70 aquando da construção do Metrô do Rio.
A parte frontal dos terrenos serviu para o alargamento das calçadas do Largo; o seu interior serve ou de estaleiro do Metrô ou foi arrendada à DETRAN - Divisão Estadual de Trânsito, para a vistoria dos automóveis.

O único edifício remanescente fica na esquina da rua 2 de Dezembro (na foto ao lado a sua fachada voltada para esta rua, podendo ler-se no medalhão «Sala das Machinas - 1907» e abaixo do capitel as iniciais C.F.C.J.B) com o Beco do Pinheiro, (foto abaixo) e serve atualmente como local de exposições temporárias.

(Fotos a cores de Emídio Gardé, em janeiro de 1999)

Casa das Machinas - 1997

Via permanente

rjlgmachado1960.jpg (47913 bytes)

Reprodução do esquema oficial de linhas da C.F.C.J.B., na parte envolvente do Depôt do Largo do Machado, «L. Machado Barn», 1960.
(Esquema da coleção de Allen Morrison)

Com o fim dos bondes, os trilhos foram sendo ou cobertos pelo asfalto ou retirados, dependendo das circunstâncias e das obras efectuadas nas ruas.
Na parte envolvente ao antigo Depôt do Largo do Machado, apenas subsistem atualmente vestígios cobertos de asfalto (pelo menos que sejam detectáveis) no arruamento sul do Largo, no beco do Pinheiro e na Rua Machado de Assis.
Os trilhos já foram retirados (que eu tenha conhecimento): em 1996 no arruamento norte do Largo; em 1997/8 na rua 2 de dezembro; e em 1998/9 na Praia do Flamengo. Também na Rua do Catete a maioria dos trilhos terá sido levantada aquando da construção do Metrô.

Esquina rua 2 de dezembro/praia do Flamengo, 1998

Levantamento dos trilhos na Praia do Flamengo, no cruzamento com a rua 2 de dezembro,
em meados de 1998.

Nenhum comentário: